Campo Grande , 21 de novembro de 2024

‹ Voltar

DOF celebra 37 anos com homenagens e investimentos em segurança na fronteira de Mato Grosso do Sul

  • Postado em 20 agosto 2024
  • Categorias:Polícia

Criado em 1987, inicialmente como Policiamento Especializado de Fronteira, o DOF começou com apenas 16 policiais civis e militares. (Foto: Divulgação)

Cerimônia em Dourados marca a data e destaca o fortalecimento do combate ao crime transfronteiriço com novos investimentos do Governo do Estado

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), uma das mais importantes forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul, comemorou 37 anos de atuação com uma cerimônia realizada em Dourados nesta segunda-feira (29). O evento foi marcado pela entrega de medalhas de reconhecimento a autoridades civis e militares, além do anúncio de novos investimentos significativos na estrutura e equipamentos do departamento.

Presente na cerimônia, o governador Eduardo Riedel foi um dos homenageados, recebendo a medalha Águia da Fronteira. Em sua fala, Riedel destacou a importância do contínuo investimento em segurança pública para garantir a eficácia das operações na extensa faixa de fronteira que Mato Grosso do Sul compartilha com Paraguai e Bolívia.

“Uma das principais ações em forças de segurança é o investimento. Para que haja integração e inovação sempre presentes, tem que ter investimento permanente. A base, os equipamentos, além do hangar com a aeronave, viaturas, comunicação e toda a parte de inteligência que o DOF tem usado para fazer esse combate ao crime transfronteiriço, faz toda a diferença”, afirmou o governador.

Riedel também ressaltou a importância estratégica do DOF não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil, especialmente na prevenção ao crescimento do crime organizado. “Quando apreende droga aqui nós estamos evitando o crescimento do crime organizado, principalmente no Sudeste do Brasil – Rio, São Paulo, Minas. Então o DOF é uma polícia importante não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, completou.

Criado em 1987, inicialmente como Policiamento Especializado de Fronteira, o DOF começou com apenas 16 policiais civis e militares. Hoje, a instituição é uma das unidades policiais mais bem equipadas e treinadas do país, abrangendo 53 municípios de Mato Grosso do Sul. Para fortalecer ainda mais sua atuação, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões na aquisição de um helicóptero modelo esquilo, equipado com tecnologia de ponta para operações noturnas e resgate aeromédico.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, enfatizou o impacto dos investimentos realizados nos últimos anos. “Em oito anos foram mais de R$ 3 bilhões investidos na segurança pública com a aquisição de equipamentos de ponta, do melhor que se tem no mundo. E tudo isso nós fazemos porque sabemos da importância do Mato Grosso do Sul no cenário nacional”, destacou Videira.

A celebração dos 37 anos do DOF também incluiu homenagens a diversas autoridades que contribuíram para o fortalecimento e projeção do departamento. Entre os condecorados estavam o secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, a secretária de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, e o secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Marcelo Miranda. A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e do comandante do DOF, coronel Wilmar Fernandes.

Desde setembro de 2022, o DOF opera em um novo prédio em Dourados, batizado de ‘Coronel Adib Massad’ em homenagem ao ex-diretor do departamento, e que também abriga a Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira (Defron) e uma base da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).

VEJA TAMBEM: