Exames preventivos são essenciais para identificar fatores de risco e reduzir 400 mil óbitos anuais no país
No Dia Mundial do Coração, celebrado no último domingo (29), especialistas reforçaram a importância da prevenção para reduzir o impacto das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por cerca de 400 mil mortes no Brasil a cada ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). No país, a cada 90 segundos, uma pessoa morre devido a essas doenças, totalizando 46 óbitos por hora.
Apesar desses números alarmantes, 80% das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com medidas preventivas, conforme destacou o cardiologista Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ele enfatiza a importância de exames regulares para detectar fatores de risco precocemente.
“O check-up permite que medidas preventivas possam ser introduzidas precocemente. Ele também é importante para a conscientização do indivíduo sobre a sua saúde e sobre o seu importante papel no autocuidado”, afirmou Resende. Ele recomenda que, em geral, pacientes assintomáticos façam avaliações anuais, dependendo de sua condição de saúde.
O cardiologista Fernando de Martino, também do HC-UFTM, alertou para o aumento do número de pacientes jovens com doenças cardiovasculares, atribuindo esse crescimento a fatores de risco relacionados ao estilo de vida moderno, como sedentarismo, má alimentação e estresse. “Os indivíduos têm se exposto a vários fatores de risco muito precocemente, como o sedentarismo, o excesso de peso, a má alimentação, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, comentou Martino.
A recomendação é que as pessoas busquem avaliações médicas regulares, especialmente se apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações, tontura ou desmaios.
Fonte: Agência Brasil
Foto: FreePik