Campo Grande , 27 de novembro de 2024

‹ Voltar

Desenrola Brasil: Concen MS recomenda cautela aos consumidores

  • Postado em 18 outubro 2023
  • Categorias:Economia

Preocupação é com parcelamentos longos e possibilidade de reindividamento

Na última semana, o Governo Federal lançou a terceira etapa do programa Desenrola Brasil, no qual serão renegociadas dívidas de até R$ 5 mil, incluindo as de energia elétrica, de pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Conforme anunciado pela Energisa, que faz parte do programa, os clientes elegíveis da distribuidora poderão obter descontos de até 75% no pagamento das dívidas à vista, além da opção de parcelamento em até 60 vezes com juros que podem chegar a 1,99% ao mês.

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam sair do endividamento, mas é necessário ter atenção ao renegociar. Quem faz o alerta é a presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen MS), Rosimeire Costa. “É preciso prestar atenção ao escolher a forma de pagamento da dívida e analisar a capacidade de assumir um parcelamento de longo prazo”. Rosimeire ainda adverte: “Existe o instituto novação de dívida. Se você não honrar as parcelas, todo esse esforço conjunto será perdido, porque o endividamento será renovado. Sessenta parcelas significam cinco anos de pagamento, e muitas coisas podem mudar nesse período. Então, é necessário cuidado.”

Os interessados em quitar dívidas com a Energisa por meio do Desenrola devem se cadastrar no portal do Governo Federal e obter as certificações Ouro ou Prata para acessar a plataforma. Todo o atendimento é realizado pela internet, por meio do site desenrola.gov.br.

Vale ressaltar que, de acordo com as regras definidas pelo Governo Federal, apenas os clientes com dívidas leiloadas em procedimentos realizados pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3) poderão parcelar em até 60 vezes junto a instituições cadastradas. No entanto, todos os clientes terão direito a um desconto de até 75% oferecido pela Energisa para o pagamento à vista.

Na modalidade de financiamento, as parcelas poderão ser pagas por débito em conta-corrente, boleto bancário ou PIX. Caso o cliente escolha pagar à vista, o pagamento será feito por meio da plataforma, e o valor será repassado diretamente ao credor. Já o parcelamento é por meio de uma instituição financeira à escolha do consumidor durante a negociação no portal. Então, as parcelas não virão na fatura de energia, as condições serão de acordo com o ofertado na plataforma.

Veja as regras do Desenrola:
– Ser pessoa física com renda de até dois salários mínimos ou inscrita no CadÚnico;
– Possuir dívidas com data de vencimento a partir de 01 de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2022;
– Valor da dívida igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

A presidente do Concen lembra, ainda, que dívidas contraídas em 2023 devem ser negociadas no callcenter da Energisa ou no atendimento do Procon/MS.

 

VEJA TAMBEM: