O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) morreu aos 60 anos, na tarde desta sexta-feira (17) no Hospital Proncor em Campo Grande. Ele havia sido internado na terça-feira (14) com um quadro viral que evoluiu para pneumonia e miocardite. Após uma significativa piora no estado de saúde, com paralisação dos rins na madrugada de quinta-feira (16), o deputado passou o dia sendo submetido a procedimentos, mas acabou não resistindo.
O irmão de Amarildo, Lincoln Cruz, informou o falecimento em um grupo de WhatsApp nesta tarde. Segundo Lincoln, o deputado teve uma terceira parada cardíaca antes de falecer. O médico da família, Pedro Smaniotto, confirmou o óbito por volta das 12h40. A esposa de Amarildo, Simone Lucena, estava ao lado dele na hora da partida.
O deputado havia participado normalmente das atividades no parlamento na manhã de terça-feira, mas foi hospitalizado às pressas mais tarde. Com o agravamento do quadro, foi entubado na quarta-feira e precisou passar por diálise devido à paralisação dos rins. A família emitiu uma nota pedindo orações.
A Assembleia Legislativa lamentou a morte do parlamentar em nota divulgada pelo site da Casa
A 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) expressou profundo pesar pela morte do deputado estadual, reconhecido pela sua luta em prol de causas sociais e por um país mais justo e democrático, sua perda foi sentida pelos demais 23 parlamentares da Casa.
Vivianne Nunes