Faltam apenas quatro dias para o início da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2023, que será realizada em Campo Grande pelo segundo ano consecutivo. A competição acontecerá no próximo final de semana, dias 18 e 19 de março, no Parque das Nações Indígenas, e contará com grandes nomes da modalidade, como Fernando Rufino, atleta sul-mato-grossense, e Igor Tofalini, multicampeão. Além de reunir atletas de destaque, a competição também servirá como seletiva para a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, dois importantes eventos internacionais da temporada.
A Copa Brasil de Paracanoagem conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), e de acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), 87 atletas estão inscritos.
Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, destaca a importância da competição para o estado de Mato Grosso do Sul e para a difusão da modalidade, que já revelou grandes atletas, como Fernando Rufino. Para Herculano Borges, diretor-presidente da Fundesporte, a Copa ajuda a consolidar a canoagem e paracanoagem em Mato Grosso do Sul, dando visibilidade ao esporte e atraindo novos atletas e fãs.
Rafael Girotto, presidente da CBCa, pontua que a parceria entre a entidade e o estado está consolidada e tende a crescer ainda mais, demonstrando o apoio e a importância dada ao desporto e paradesporto. Competidores de cinco estados do país participarão da competição, que contará com oito categorias em disputa.
A equipe que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem e na Copa do Mundo será constituída a partir dos resultados obtidos na Copa Brasil de Paracanoagem. Segundo o departamento técnico da CBCa, os atletas deverão apresentar resultados condizentes ao objetivo proposto para este evento, alcançando índice na respectiva classe. Além disso, os representantes também poderão ser selecionados pela avaliação do Comitê Técnico da entidade. A Copa do Mundo acontecerá em Poznán (Polônia), entre os dias 26 e