Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Cerca de 1 milhão comparecem às provas do CNU, abstenção ficou acima de 50%

  • Postado em 19 agosto 2024
  • Categorias:Nacional

A ministra Esther Dweck considera a abstenção dentro do esperado em comparação com outros grandes concursos públicos.

Neste domingo (18), cerca de 1 milhão de candidatos participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o que representa uma abstenção superior a 50% dos 2,14 milhões de inscritos. Segundo a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, essa taxa de abstenção estava dentro das expectativas, especialmente quando comparada a outros concursos de grande porte.

O CNU, considerado a maior seleção de servidores da história do Brasil, foi realizado em 228 cidades por todo o país, incluindo todos os estados e o Distrito Federal (DF). Com 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos federais, o concurso atraiu um número recorde de participantes, apesar da alta taxa de abstenção.

Esther Dweck destacou que o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior. Estes números são preliminares, com dados consolidados a serem divulgados na segunda-feira (19). A ministra comparou a abstenção do CNU com outros certames, afirmando que a média histórica para concursos desse porte é entre 40% e 50%.

As provas começaram às 9h e terminaram entre 17h30 e 19h, dependendo do bloco de conhecimentos escolhido e das necessidades especiais dos participantes. O caderno de questões será disponibilizado ainda hoje às 20h, e o gabarito oficial preliminar será divulgado na terça-feira (20). O resultado final do concurso está programado para ser publicado em 20 de novembro.

O CNU, que foi inicialmente programado para ocorrer em 5 de maio, teve sua data adiada devido às fortes chuvas que afetaram municípios no Rio Grande do Sul, mas finalmente aconteceu neste fim de semana.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

VEJA TAMBEM: