Após as chuvas que deixaram estragos em Campo Grande e em várias cidades do Estado no último fim de semana, a instabilidade do clima deve continuar. Pelo menos é o que indicam dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). No entanto, as chuvas deverão cair em menor intensidade.
Nesta segunda-feira (27), a temperatura não deve ficar abaixo dos 20º no Estado e nem acima dos 36ºC.
De acordo com a coordenadora do Centro, a meteorologista Valesca Fernandes, chuvas entre fracas e moderadas são esperadas para o Mato Grosso do Sul com eventuais mais intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, em especial nas regiões centro-sul e leste, a chamada região do Bolsão do Estado.
“Essas instabilidades ocorrem devido a combinação de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se o deslocamento de cavados e um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, o que favorece a formação de nuvens e chuvas”, explica.
Março começa com chuvas que devem acumular valores acima de 50 milímetros dentro de um curto período de tempo, 24 horas no primeiro e segundo dia do mês. “É preciso ter cuidado com o solo encharcado, havendo risco de inundações e alagamentos”, frisa Fernandes.
A temperatura na região sul deve apresentar mínima de 20°C e máxima de 30°C. Já na região pantaneira, no Bolsão e no norte, a máxima pode chegar aos 36°C. Em Campo Grande, a variação térmica deve ir dos 21°C aos 31°C. Os ventos devem atuar de norte e leste, ficando entre 40 km/h e 60 km/h, e pontualmente acima dos 60 km/h.
Vivianne Nunes