A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir desta quinta-feira, 11 de maio, em Campo Grande. Até então, apenas grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde tinham acesso ao imunizante. A medida se dá em razão da baixa procura pelos grupos prioritários e da chegada do inverno, período em que há maior propagação de infecções respiratórias. O objetivo é aumentar o número de pessoas imunizadas e reduzir a circulação dos vírus.
A vacina contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas, além de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, reforça a importância da vacinação para os públicos prioritários, especialmente idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças de seis meses a menores de seis anos.
Em Campo Grande, a vacinação está disponível em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. O último relatório disponibilizado pela Sesau no dia 24 de abril aponta que a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais.
Na última campanha, em 2022, apenas 43,4% do público-alvo buscaram pela vacinação, muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. A vacina da gripe, ofertada pelo SUS, é segura e eficaz, protegendo a população contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, três formas diferentes de gripe.
com informações da PMCG
Foto: Divulgação