Campo Grande bateu um recorde nesta quarta-feira (26), ao aplicar mais de duas mil doses do imunizante contra a Covid-19 em apenas um dia, marca que não era alcançada desde julho do ano passado. Os mais de 50 pontos de vacinação distribuídos pela cidade disponibilizaram 2.265 doses dos imunizantes, com a Pfizer sendo responsável por aproximadamente 94% das vacinas aplicadas.
Segundo a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, o aumento da procura pela vacina se deu, principalmente, pela ampliação dos públicos elegíveis para o reforço. Nos últimos 30 dias, a média diária de doses aplicadas ultrapassou a marca de 600.
Essa semana, com a liberação do Ministério da Saúde, toda a população com 18 anos ou mais que está com esquema básico completo e recebeu a última dose há pelo menos quatro meses passou a ser vacinada com a dose bivalente da Pfizer, que também protege contra a variante Ômicron do coronavírus. “Até então, apenas públicos específicos poderiam receber essa dose”, completa a superintendente.
A última vez que a Capital havia registrado um número superior a duas mil doses aplicadas em um único dia foi em 25 de julho do ano passado, quando 2.001 pessoas foram imunizadas.
Novos públicos
A partir de agora, as crianças entre 3 e 11 anos também poderão tomar o reforço da vacina contra a Covid-19 em Campo Grande. Segundo a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, a abertura para esse público visa ampliar a cobertura vacinal, já que a busca pela dose aplicada em crianças está muito baixa.
Para as crianças entre 3 e 4 anos, a dose extra aplicada é a Pfizer baby, a mesma dos bebês a partir de dois anos. Já as crianças entre 5 e 11 anos poderão receber uma nova dose da Pfizer pediátrica. É necessário aguardar um intervalo de quatro meses para a aplicação do reforço.
Odirley Deotti
com informações da PMCG
Foto: Diogo Gonçalves/PMCG