Com mais 250 reproduções de 49 espécies diferentes em 2023, o Bioparque Pantanal, ganhou a atenção mundial com a recomendação do World´s Greateast Places, da Revista Times. Para falar sobre este cenário tão procurado e representativo do nosso Estado, o Rádio Livre desta quinta-feira (18) recebeu a Diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.
“Para nós foi um presente a recomendação da revista Time, que veio uma semana antes da festa de aniversário do Bioparque como surpresa positiva para nós. Foi recomendação orgânica vinda de uma pessoa que fez a visita e levou o nome do estado para todo o mundo”, comentou.
Durante o bate-papo ela lembrou que esse é um diferencial do empreendimento, que tem caráter inclusivo e científico, “passando de contemplação para uma experiência de conhecimento para todos, com turismo acessível e bastante robusto”, comentou.
A proposta, segundo ela, é levar informações para que o visitante saia com conhecimento sobre a nossa biodiversidade, sobre o plantel que habita aquele tanque e para isso, o Bioparque conta com equipe toda capacitada. “São profissionais biólogos, turismólogos, condutores que estão disponíveis para visitas guiadas com capacidade técnica para informações mais aprofundados”, explicou.
A diretora lembra também que o local é rico em educação ambiental, e que possui um trabalho de conservação e pesquisa muito conectado. “O visitante tem acesso durante todo o percurso a pontos de educação ambiental e sensibilização, temos o Florestinha, para a mitigação sobre atropelamento de fauna, bastante recorrente aqui no estado. Queremos plantar a sementinha nas crianças para um trabalho diferenciado com reflexo na sociedade”, afirmou.
Atualmente, o aquário possui 380 espécies de água doce. No ano passado, segundo ela, eram 269 de onze espécies diferentes, consolidando cada vez mais o empreendimento como o maior Aquário de Água Doce do mundo.
O Rádio Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira das 7h às 8h com a apresentação de Vivianne Nunes, Eva Regina e Bernardo Quartin no operacional.