Na manhã desde sábado, 16 de setembro, os principais nomes do PSDB se reuniram no diretório municipal do partido e deram o primeiro passo para a disputa da prefeitura de Campo Grande. Com a presença maciça de partidários, o deputado federal Beto Pereira foi eleito novo presidente municipal da sigla e anunciado como o candidato tucano na disputa pela prefeitura da Capital, no próximo ano.
A oficialização da candidatura de Beto era uma questão de tempo, já que em vários momentos o nome do deputado vinha sendo citado, tanto pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, como pelo governador Eduardo Riedel. Além de se fazer presente nas pesquisas de intenção de voto realizadas neste ano, sempre em destaque entre os nomes favoritos para a Capital sul-mato-grossense.
Em ritmo eleitoral, o deputado estadual João César Mattogrosso, agora ex-presidente municipal do partido, entregou a presidência municipal a Beto enaltecendo o sucessor, eleito com 267 votos. “É um orgulho e gratidão, afinal foram mais de seis anos a frente do ninho tucano campo-grandense. Não tenho dúvidas que esse período ficará guardado na memória. Fui eleito no dia 14 de abril de 2017 e este é meu único partido. Saio do cargo com sentimento de dever cumprido e, principalmente, por passar o bastão ao futuro prefeito de Campo Grande, um homem com capacidade aprovada dentro do partido.”, ponderou Mattogrosso.
O ex-governador Reinaldo Azambuja falou que o mais importante não é buscar o poder, mas sensibilizar as pessoas sobre os problemas que existem nas cidades, e que Beto tem essa sensibilidade. “Temos que pensar a política com sensibilidade. Estou feliz poque vi todos os segmentos do PSDB, mulheres, jovens, idosos, diversidade é tudo. É preciso olhar os problemas e enfrentar para resolver, assim como fizemos no Estado, esse é o grande desafio! Não vamos fazer campanha difamando ninguém, mas vamos mostrar o que precisa ser feito. Solucionar problemas na Saúde. Ampliar programas de geração de emprego. É preciso um gestor com capacidade para tudo isso.”, enfatizou Azambuja, que lembrou ainda, que política não se faz sozinho, que buscarão alianças e a união de pessoas, ideias e ideais. “O Beto vai buscar o mesmo caminho e vamos buscar as alianças possíveis. Não tenho plano B, C ou D, é um só! Vocês são nosso oxigênio, a militância do partido que esteve junto desde o início da caminhada. É de vocês que ele vai precisar. Sozinho não chegaremos a lugar nenhum”, disse.
Nome da vez, Beto tomou a palavra e enalteceu a grande festa democrática promovida pelo PSDB, lembrando que Mato Grosso do Sul e o maior berço do partido no Brasil.
O deputado federal lembrou que o avô foi prefeito de Terenos por três mandatos, e que seu pai, o ex-deputado federal Valter Pereira, foi vereador em Campo Grande. Disse, ainda, que Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel são suas inspirações políticas. Pessoas sérias e que têm como premissa a verdade.
“O Reinaldo, quando disputou a prefeitura da Capital, em 2012, ouviu os pedidos das pessoas. Passaram-se doze anos e os problemas são os mesmos. As pessoas estão vendo que tudo aquilo que era demanda, continua sendo até hoje”, apontou Beto. “Campo Grande precisa de hospital, mas precisa que as pessoas falem a verdade. Não adianta falar na construção sem falar de onde vem o dinheiro para isso. Vamos construir propostas alicerçadas para Campo Grande!”, reforçou o deputado.
Movido pelo sentimento de união do partido e o apoio de grandes nomes, Beto Pereira continuou: “Estamos diante de um grande desafio. Vamos acreditar juntos. A primeira das etapas está sendo cumprida hoje, aqui com vocês.”, finalizou sob aplausos.
Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul e um dos principais apoiadores de Beto pereira, foi incisivo. “Nossa meta é fortalecer grupos e partidos com união. A Mayara, a Carla, a Lu estão aqui. Essas são mulheres no PSDB. A Mayara na juventude, a Mara Caseiro, a Marisa Serrano. Elas são referências no nosso partido. Reuniu um time de primeira para Campo Grande, pelo diretório da Executiva Municipal.”. O governador chamou ainda ao palco a primeira-dama, Mônica Riedel, e a esposa de Beto, Saionara. Ali, Riedel citou que em momento nenhum pediu que comparecessem no dia de hoje. Vieram de maneia espontânea, mostrando um projeto, acreditando. “O Reinaldo, esse homem aqui, lá atrás, quando comecei a participar de uma candidatura, ele me apoiou. Tínhamos dois por cento em janeiro, mas uma hora as coisas acontecem, e a gente acredita e tem que acreditar para chegar ao objetivo. Reinaldo, você sempre vai ser a minha inspiração e meu líder político. Peguei um Estado mil vezes melhor para tocar adiante. Obrigado por sua liderança frente ao nosso partido”, enfatizou o governador, que finalizou enaltecendo Beto. “Você está pronto para assumir essa prefeitura e pode contar conosco nessa caminhada”.
A convenção do PSDB contou ainda com a presença dos vereadores Claudinho Serra, Ademir Santana, Professor Juari e o deputado federal Dagoberto Nogueira.
Por Odirley Deotti
Foto: Willian Oliveira