Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

Baixo índice de vacinação preocupa autoridades da Capital

  • Postado em 19 junho 2023
  • Categorias:Cidades

A cidade de Campo Grande enfrenta um preocupante baixo índice de vacinação contra a gripe. Assim como em Mato Grosso do Sul e em todo o país, a procura pela vacina tem sido abaixo do esperado. Diante dessa situação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está intensificando as ações para garantir a proteção da população.

A estratégia adotada pela Prefeitura é a busca ativa, que consiste em equipes da Sesau irem diretamente a escolas, instituições públicas e privadas, shoppings e supermercados, locais com grande circulação de pessoas, para oferecer a vacina contra a gripe. Essa abordagem tem como objetivo facilitar o acesso e conscientizar a população sobre a importância da imunização.

Na última semana, as equipes da Sesau realizaram visitas em oito escolas municipais, duas empresas de grande porte do ramo logístico, além de órgãos públicos como a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Agência Municipal de Trânsito (AGETRAN), Ministério Público Estadual (MPE) e Batalhão de Choque da Polícia Militar. Ao todo, mais de 1 mil pessoas foram vacinadas durante essas ações.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, destaca a importância de ampliar a cobertura vacinal para criar uma barreira de imunidade na comunidade. Segundo ele, ao vacinar o maior número possível de pessoas, é possível dificultar a propagação do vírus influenza e proteger aqueles que não podem receber a vacina.

“A busca ativa é uma estratégia fundamental para garantir o acesso igualitário às vacinas e alcançar coberturas vacinais satisfatórias. Dessa forma, fortalecemos a proteção individual e coletiva contra a gripe”, afirma o secretário.

O baixo índice de vacinação é motivo de preocupação, pois a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves e o agravamento da doença. Ela protege contra as cepas mais comuns do vírus influenza, reduzindo o risco de pneumonia, internações hospitalares e óbitos.

Atualmente, a vacinação contra a gripe está disponível em mais de 70 unidades básicas de saúde e de saúde da família em Campo Grande. Vale ressaltar que a campanha nacional de imunização contra a gripe oficialmente encerrou em 31 de maio, porém, a vacina continua sendo oferecida para todas as pessoas maiores de seis meses.

Foto: Divulgação/PMCG

VEJA TAMBEM: