Rosimeire Costa, presidente do Concen-MS, fará parte da mesa que debaterá o tema
A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta quinta-feira (14), audiência pública para discutir a renovação da concessão da Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. O debate acontece a partir das 14h, no plenário da Câmara, e contará com a presença da presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (CONCEN-MS), Rosimeire Costa, além de vereadores, deputados estaduais, representantes do Executivo e entidades.
A audiência abordará a proposta do Ministério de Minas e Energia de concluir o processo de renovação das concessões ainda em 2023, estendendo automaticamente por mais 30 anos a prestação de serviços. Se aprovada, a Energisa-MS teria sua concessão renovada até 2057.
Um ponto previsto que pode beneficiar o consumidor a partir de 2028, de acordo com Rosimeire da Costa, é a mudança da correção das tarifas, que deixarão de ser feitas com base no IGPM (Índice Geral de Preço de Mercado) e passarão a sofrer reajuste pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Rosimeire ressalta a importância dessa mudança, apontando que nos últimos cinco anos, de 2017 a 2022, o IGPM acumulou um aumento de 61,21%, enquanto os preços corrigidos pelo IPCA subiram 28,42% no mesmo período.
A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Luiza Ribeiro (presidente), Júnior Coringa (vice), Valdir Gomes, Clodoilson Pires e Ademir Santana.
Segundo Luiza Ribeiro, proponente do debate, a concessão está prestes a vender e pode ser renovada por mais 30 anos. “Mas, como está o serviço de atendimento à população? Como a empresa trata seus colaboradores? E o preço da tarifa, está acessível?”, questionou a parlamentar.
O evento será transmitido ao vivo nos canais da Câmara Municipal no YouTube e Facebook.
Assessoria de Imprensa