Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

“Aluno Imunizado” leva vacinação às escolas e fortalece a saúde coletiva

  • Postado em 07 junho 2023
  • Categorias:Cidades

Iniciativa visa garantir imunização dos estudantes, promover conscientização e superar barreiras geográficas.

As equipes de unidades de saúde de Campo Grande estão adotando uma abordagem diferente para garantir a imunização dos estudantes por meio da ação “Aluno Imunizado”. Levando a vacinação diretamente às escolas, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a saúde coletiva e prevenir doenças que podem afetar o aprendizado e a frequência dos alunos.

Além dos benefícios de conveniência e praticidade proporcionados pela vacinação nas escolas, a estratégia tem o poder de eliminar barreiras geográficas e facilitar o acesso às vacinas, conforme destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo.

“Ações como essa são essenciais para ampliar a cobertura vacinal e assegurar a saúde das crianças e adolescentes, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de deslocamento ou para acompanhar o calendário de vacinação”, afirma a superintendente.

No entanto, o impacto dessas ações vai além da praticidade. Ao vacinar os alunos nas escolas, cria-se uma cultura de cuidado e prevenção desde cedo. As crianças aprendem sobre a importância da imunização e o papel que desempenham na saúde coletiva. Essa conscientização se estende às famílias e à comunidade, tornando-se uma ferramenta poderosa na promoção da saúde pública.

A superintendente reforça que a vacinação desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças, fortalecendo o sistema imunológico, evitando a propagação de agentes infecciosos e reduzindo o impacto de enfermidades graves. Além de proteger a saúde individual, a vacinação contribui para a redução de internações e mortalidade, além de promover um ambiente saudável e seguro para todos.

“Nos últimos anos, a cobertura vacinal tem apresentado uma queda preocupante, especialmente entre as crianças. Por isso, é importante implementar estratégias que alcancem esse público, além de conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de manter as vacinas em dia e proteger os pequenos contra doenças”, alerta a superintendente.

Dados do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) revelam que apenas cerca de 30% das crianças de seis meses a menores de seis anos foram vacinadas contra a gripe na campanha deste ano em Campo Grande. Isso significa que somente 19.374 crianças receberam a vacina, num total de 69.889 nesta faixa etária.

Durante a semana, mais de 70 locais estão disponíveis para vacinação, e aos sábados e feriados, a Sesau realiza plantões em unidades de saúde e promove ações itinerantes em locais de grande circulação, como shoppings e supermercados, para garantir que mais pessoas tenham acesso às vacinas.

Com informações CGNotícias
Foto: Divulgação/CGNotícias

VEJA TAMBEM: