Campo Grande , 24 de novembro de 2024

‹ Voltar

Alerta Nacional: Surto de febre Oropouche atinge o Rio de Janeiro

  • Postado em 30 abril 2024
  • Categorias:Cidades

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio emitiu um alerta preocupante nesta segunda-feira (29), após a confirmação de dez casos de febre Oropouche. Os resultados foram fornecidos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os casos, ocorridos entre os dias 9 e 18 de abril, foram identificados nos municípios de Japeri, Valença, Piraí e Rio de Janeiro, e estão sendo investigados para determinar se são de origem local ou importados.

A febre Oropouche, causada por um vírus detectado pela primeira vez no Brasil em 1960, geralmente é encontrada na região amazônica. Transmitida por mosquitos, pode circular tanto em ambientes silvestres quanto urbanos, apresentando sintomas semelhantes aos da dengue, como febre súbita, dor de cabeça intensa e dores no corpo.

A secretária de Saúde, Claudia Mello, alertou que o vírus apresenta períodos de surto, embora sua letalidade seja baixa. Orientações médicas semelhantes às da dengue estão sendo repassadas aos municípios.

A Secretaria de Saúde, em colaboração com os municípios afetados, está conduzindo investigações epidemiológicas nos casos confirmados, além de realizar capturas de mosquitos nas áreas afetadas.

O primeiro caso de infecção pela febre Oropouche no Rio de Janeiro foi registrado no final de fevereiro em um homem de 42 anos, residente no bairro do Humaitá, na zona sul da capital, que tinha histórico de viagem para o Amazonas. Esse caso foi considerado importado.

É essencial que a população esteja atenta aos sintomas e tome medidas preventivas para evitar a propagação da doença.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBEM: