Uso de tecnologia e inspeções rigorosas garantem a qualidade da água e a segurança das captações em Campo Grande
As barragens das captações dos córregos Guariroba e Lageado, administradas pela Águas Guariroba, passam por um rigoroso controle e monitoramento diário, utilizando tecnologias avançadas e procedimentos de segurança para garantir a estabilidade das estruturas e a qualidade da água distribuída na capital.
De acordo com Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária, a empresa adota diversas ações para assegurar a integridade das barragens. “A empresa possui diversas ações com equipes internas e de terceirizadas contratadas para esse tipo de serviço. São ações diárias que garantem toda segurança, além das autorizações e vistorias dos órgãos públicos que estão sempre em dia”, afirmou.
As barragens são regidas por um Plano de Segurança de Barragem, que estabelece um conjunto de procedimentos e monitoramentos. “Temos inspeções mensais de uma empresa contratada, que nos gera um relatório. Além disso, temos também uma instrumentação para monitoramento do nível da água e também marcos superficiais que monitoramos movimentos de terra, mesmo que milimétricos. Todos esses dados são lançados em um software e é constantemente acompanhado pelo nosso CCO (Centro de Controle de Operações)”, detalhou Garayo.
A segurança das barragens também é reforçada por uma empresa contratada que realiza vistorias diárias, cuidando da conservação das estruturas, combatendo pragas e removendo a vegetação indesejada. Além disso, o Comitê Interno de Segurança das Barragens, formado por colaboradores de diversos setores, reúne-se mensalmente para discutir as condições das barragens e compartilhar informações com o poder público.
Qualidade da água certificada
Todo o cuidado na manutenção e monitoramento das barragens reflete diretamente na qualidade da água distribuída em Campo Grande. A Águas Guariroba opera com laboratórios certificados, garantindo um alto padrão de tratamento da água. Desde 2016, os processos do laboratório da empresa são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), e semestralmente, as análises das águas brutas são realizadas por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.
“Nosso laboratório localizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) é certificado e garante essa qualidade da água. Antes de ser levada até as casas, a água passa por rigorosos testes. Garantimos essa qualidade de excelência”, explicou Gabriel Buim, diretor-executivo da concessionária.
A Águas Guariroba monitora 24 horas por dia a água que abastece a Capital, desde a captação nos córregos Guariroba e Lageado e nos poços subterrâneos profundos, até a distribuição, coordenada pelo CCO. Este sistema permite o remanejamento eficiente da água entre bairros, assegurando o abastecimento contínuo.
Expansão e reforço do abastecimento
Para garantir o abastecimento constante em Campo Grande, a Águas Guariroba conta com 107 reservatórios espalhados pela cidade, além de estar em fase de construção de um novo reservatório no bairro Nova Campo Grande. Este projeto inclui a perfuração de um poço profundo com uma vazão aproximada de 300 m³/h e a construção de um reservatório, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas nas regiões da Nova Campo Grande, Inápolis, Jardim Carioca, Serradinho e Indubrasil.
Fonte/Foto: Águas Guariroba