Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Ação conjunta prende caçador no rio Apa

  • Postado em 10 abril 2023
  • Categorias:Polícia

A Polícia Militar Ambiental de Bela Vista, Porto Murtinho, Jardim e Bonito se uniram na operação Semana Santa para fiscalizar o rio Apa, na região de fronteira, devido aos problemas de pesca predatória. Durante a operação, as equipes prenderam um turista paulista por caça ilegal e abate de um casal de aves em extinção.

Os policiais estavam no rio Apa, no município de Caracol, quando avistaram uma embarcação com três pessoas. Ao tentar fazer a abordagem, o piloto do barco fugiu, mas foi alcançado pela equipe após perseguição. No barco, foram encontrados dois rifles, munições e duas aves da espécie Mutum-de-penacho (Crax faciolata), sendo uma fêmea e um macho.

O dono das armas, um paulista de 42 anos, confessou ter abatido os animais, mas afirmou que estava caçando javali, animal para o qual possuía licença para controle. Mesmo assim, o material foi apreendido, junto com o barco e o motor de popa, por terem sido usados no crime ambiental de caça ilegal.

O caçador foi preso e levado à delegacia de Polícia Civil de Caracol, onde responderá por crime ambiental, cuja pena é de seis meses a um ano e meio de prisão, agravada por se tratarem de animais em risco de extinção. Além disso, ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 10.000,00 pelo abate dos animais. A multa será julgada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Odirley Deotti
com informações da PMMS

Foto: Divulgação/PMMS

VEJA TAMBEM: