Campo Grande , 20 de novembro de 2024

‹ Voltar

Ação Cidadania ECOmunitária celebra Estatuto da Pessoa Idosa com plantio de árvores

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, a ação vai restaurar área do Cerrado atingida por fogo, promovendo sustentabilidade e bem-estar na comunidade indígena Água Bonita

Em uma iniciativa simbólica e ambientalmente consciente, a Ação Cidadania ECOmunitária, organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, realizará o plantio de mudas de árvores frutíferas do Cerrado em uma área devastada por queimadas. O evento acontecerá nesta quinta-feira (10) na mata vizinha à comunidade indígena Água Bonita, em Campo Grande, como parte das comemorações dos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.

A ação contará com a participação de lideranças da comunidade indígena, equipes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Secretaria de Cidadania, e envolverá atividades focadas na sustentabilidade, como palestras sobre meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e discussões sobre envelhecimento saudável e a emergência climática.

De acordo com Jairo Luiz Silva, subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, a iniciativa foi desenvolvida a partir de uma demanda da própria comunidade, que sofreu com a queimada em uma área de preservação em julho deste ano. “Estivemos visitando a comunidade e construímos, em conjunto, um plano para restaurar a mata. Convidamos a Agraer e outros parceiros para participar dessa ação de restauração. É um processo lento e gradativo, e a intervenção da Cidadania se faz necessária”, explica Silva.

Uma celebração de vida e envelhecimento O plantio de 50 mudas de árvores não apenas busca restaurar a biodiversidade local, mas também simboliza a celebração do Estatuto da Pessoa Idosa. “Somos um estado que está envelhecendo, por isso a Secretaria de Estado de Cidadania propõe discutir a ‘Emergência Climática e o Direito de Envelhecer’. Plantaremos 21 árvores e vamos dialogar sobre o tema, uma ação que muitos municípios de MS têm aderido”, comenta Zirleide Barbosa, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa.

A programação do evento incluirá rodas de conversa sobre meliponicultura, técnicas de acompanhamento de hortas urbanas e a entrega de certificados de compromisso de cuidado e manutenção das mudas. O encontro será realizado no Centro Cultural da Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, a partir das 8h.

Fonte: Governo de MS
Foto: Divulgação

VEJA TAMBEM: